Fieg amplia emissão do Certificado de Origem para municípios do interior goiano
07/07/2021 15:48 em Novidades

Ação funciona por meio de parceria com o Senai Goiás. Documento atesta origem do produto e proporciona mais competitividade a empresas exportadoras

O Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fieg lançou nesta quarta-feira, 7, o serviço de emissão do Certificado de Origem Digital (COD) e Declaração de Livre Venda (DLV) para empresas de Catalão e municípios que integram o polo econômico do Sudeste Goiano. O evento, realizado em ambiente on-line, contou com participação de representantes de empresas sediadas na região e micro e pequenos empresários.

A iniciativa conta com parceria estratégica do Senai Goiás, que sediará posto avançado do CIN, e busca proporcionar agilidade e mais competitividade às indústrias exportadoras ao trazer para perto a emissão do documento.

A descentralização do serviço de emissão do COD faz parte do planejamento da Fieg para ampliar a atuação do CIN nos municípios do interior de Goiás. Além de Catalão, Anápolis e Itumbiara já contam com postos avançados e está programado o lançamento do serviço para Rio Verde, Barro Alto e Niquelândia até o final do ano.

Vantagens

O Certificado de Origem é o documento que atesta a origem do produto, tornando-o mais competitivo para a empresa exportadora e permitindo a conquista de novos mercados no exterior. Além disso, o COD pode conceder redução ou isenção do imposto de importação e garante acesso preferencial ao mercado externo para determinados países. Dentre as vantagens, o COD permite ao importador a redução do imposto de importação e, ao exportador, aumento da competitividade no mercado internacional.

COMENTÁRIOS